Professores

 

ROSANA ROSCH

Rosana conseguiu reunir duas formações distintas que se complementam harmoniosamente: a Enfermagem e o Yoga. É Enfermeira desde 1997 e professora de yoga desde 2006. Graduou-se em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Wenceslau Brás (Itajubá – MG) e cursou pós-graduação em Obstetrícia na UNASP, ocasião em que teve a oportunidade de tornar-se consultora de amamentação. Como enfermeira, trabalhou em centros cirúrgicos de grandes hospitais, como o Hospital São Luiz (unidades Morumbi e Itaim), acumulando extensa experiência em saúde. Buscou também o conhecimento holístico e humanizado, com a formação em Naturopatia pela Humaniversidade (2001) e em massagem abhyanga (medicina tradicional indiana, ayurveda), pelo Senac (2014).

A trajetória de Rosana no Yoga inicia-se com o Swásthya Yoga, vertente na qual obteve sua primeira formação como professora (2006) e, num segundo momento, cursou a formação em Haṭha Yoga, com o Prof. Gerson d’Addio (2011), com quem teve a oportunidade de participar de uma viagem transformadora pela Índia, onde assistiu aulas e cursos no centro Kaivalyadhama e a conferência de Yoga no Lonavla Yoga Institute.

As aulas sintetizam o conhecimento adquirido nas duas formações principais, indo do visível ao invisível por meio da compreensão de que o corpo deve sempre ser levado em consideração no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Na conciliação entre Obstetrícia e Yoga, construiu um repertório bem fundamentado de práticas destinadas às gestantes. Nesta via, vem organizando um conjunto de orientações a serem ensinadas aos professores de yoga que desejam especializar-se em aulas para gestantes.

Em 2014, fundou o Ânima Yoga, quando se desligou do trabalho nos hospitais e passou a dedicar-se exclusivamente às aulas de yoga e formação de novos instrutores. Promove, desde então, retiros, cursos com foco em técnicas especificas do hatha-yoga e atividades afins.

 


RODRIGO FURUTA

Instrutor de Hatha Yoga desde 2013, é formado em uma das escolas de Hatha Yoga mais tradicionais – Sivananda Yoga Vedanta Centre. Sua primeira formação nessa escola foi na Montanha Encantada, em Garopaba – SC. Posteriormente fez a formação avançada no Meenakashi Ashram, na India. Também tem formação em Vinyasa Flow.

Em 2015 passou 6 meses na Índia praticando Yoga e meditação em diversos ashrams e visitando lugares sagrados do Hinduísmo e Budismo.
Cursou também Biopsicologia no Parque Instituto Visão Futuro, Anatomia do Yoga na UNIFESP e estudou Filosofia do Yoga no Instituto Paulista de Sânscrito com o Prof. João Carlos Gonçalves.

 


RENATA FURLAN

Instrutora de Hatha Yoga, graduada em Comunicação Audiovisual, trabalhou por anos com produção de arte contemporânea e cinema, passando por espaços como o Museu da Imagem e do Som e a galeria Thomas Cohn em São Paulo. O contato com a arte permitiu um olhar mais sensível do corpo e do mundo, caminho que levou à pratica do Hatha Yoga. Em 2015 concluiu a capacitação em Yoga em Nazaré Uniluz, com coordenação dos professores João Vieira e Marcos Rojo, seguindo a tradição de Kaivalyadhama College of Yoga. Desde então, participa regularmente de retiros e cursos de especialização. Em 2017 finalizou a formação em Filosofia do Yoga pelo Instituto Paulista de Sânscrito, com coordenação do professor João Carlos B. Gonçalves.

 


PAULA PRESTES

Formada em Ciências Contábeis, pós graduada em Economia e Gestão das relações de trabalho pela PUC e Gestão Pública pela UTFPR, trabalhou durante anos na área administrativo-financeira. Porém, por causa de uma crise de estresse, começou a praticar yoga seguindo recomendações. Após alguns meses de prática descobriu o poder transformador do yoga, o que levou a mudar de carreira em 2015 e dedicar-se a um sonho antigo: trabalhar com massagens e terapias complementares. Depois de uma período de imersão em estudos massagens, decidiu ingressar no Curso de formação em Yoga com o intuito de inserir práticas respiratórias e relaxamento profundo em suas terapias.

Concluiu o curso de Formação e Aprofundamento em yoga e meditação pelo Simplesmente Yoga em 2016. Formou-se em Filosofia do Yoga pelo Instituto Paulista de Sânscrito. Fez estágio em yoga para gestantes e yoga para crianças na Ânima Yoga, com supervisão e orientação da Rosana Rosch. E, em 2018, concluiu o segundo curso de formação em Hatha Yoga, nesta mesma escola.

 


OLÍVIA ESTEVES

Professora do Ânima Yoga/Ashram Urbano, escola na qual realizou sua formação com a professora Rosana Rosch, e instrutora de yoga para crianças formada pela Metodologia do Yoga com Histórias, curso coordenado pelos professores João Soares e Rosa Muniz, função que exerce em escola de educação infantil. Atualmente, cursa a Formação Livre em Filosofia do Yoga pelo IPS – Instituto Paulista de Sânscrito, curso ministrado pelo professor João Carlos Gonçalves.

Graduada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos e pós graduada em Roteiro Audiovisual pelo Senac, deixou a carreira de produtora audiovisual para dedicar-se exclusivamente ao Yoga.

 

 


JULIANA VILAS

Praticante de Yoga há sete anos, fez parte da primeira turma de formação do Ânima Yoga.

Formada em Comunicação, trabalhou como jornalista por 15 anos e especializou-se em Psicologia Social e Netnografia (pesquisa de comportamento online)

 

 

 

 

 


JOÃO CARLOS B. GONÇALVES

Atua como professor de sânscrito, filosofias da Índia e práticas meditativas no Instituto Paulista de Sânscrito/Ashram Urbano e em diversos cursos livres de yoga em todo o país.

Atualmente seu trabalho está voltado para a pesquisa e difusão do Śivaísmo da Caxemira, um sistema filosófico e místico indiano, de base tântrica, cuja literatura floresceu a partir de IX d.C. e vem sendo praticado e transmitido até os dias atuais (conheça o GES – Grupo de Estudos Śivaítas, coordenado pelo Prof. João Gonçalves).

Com esse objetivo, viaja constantemente para a Índia, onde participa de seminários e outras atividades na cidade de Vārāṇasī, e lá mantém contato com os professores e pesquisadores Bettina Bäumer e Mark Dyczkowski, de quem está traduzindo, para o português, o livro The Doctrine of Vibration (A Doutrina da Vibração).

Tem se dedicado à difusão das filosofias indianas e da cultura sânscrita no Brasil, seja por meio de cursos, traduções ou colaboração com professores e pesquisadores locais (assista aqui uma entrevista sobre o Mahābhārata).. Atuou como professor na Universidade de São Paulo, nos anos de 2014 e 2015, como substituto do saudoso professor Mário Ferreira, de quem foi orientando ao longo de seu mestrado e doutorado.

Concluiu seu doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo em 2009. Sua tese tem como tema os Purāṇas, e trata da formação dessas escrituras sagradas do hinduísmo(clique para consultar a tese). Em seu mestrado (2004), fez uma tradução poética do Gītagovinda, de Jayadeva, XII d.C., e tratou de seus conteúdos mitológico, erótico e estético (leia aqui um artigo sobre o poema)

Em 2013, fundou o IPS, juntamente com o Prof. Adriano Aprigliano, docente da Faculdade de Letras da Universidade de São Paulo, com quem geriu o Instituto até o ano de 2015. Desde 2016, o Prof. João Gonçalves dirige exclusivamente o IPS, onde coordena o Curso Livre de Formação em Filosofia do Yoga, o Grupo de Estudos Śivaítas, o Grupo de Estudos de Textos Antigos de Yoga, os cursos extensivos de língua sânscrita e as atividades regulares de meditação.

Currículo Lattes
Site