Curso de Formação de Professores

Turma 2019 – inscrições abertas

Objetivo do curso: apresentar de forma simples e objetiva os principais elementos técnicos que constituem uma aula de Haṭha Yoga, a fim de possibilitar que os participantes orientem, com responsabilidade e embasamento, outros alunos.
Os elementos históricos e conceituais serão trazidos com o intuito de fortalecer o vínculo pessoal dos alunos com sua prática individual e também para que sejam capazes de ensinar yoga com respeito à profissão e à tradição antiga, de origem milenar.

 

Curso 100% prático:  em todos os encontros, os alunos são motivados a por em prática os conhecimentos técnicos. Isto é, os alunos fazem exercícios didáticos, conduzindo uns aos outros, com a supervisão direta da professora ministrante. Ao fim do curso, todos saem, de fato, com a experiência de conduzir práticas de yoga.

 

  • Início: 27 e 28 de abril de 2019 – com duração de 12 meses, sendo 11 encontros mensais, além das atividades complementares.
  • Horário das aulas: sábado das 9h às 17h (com 2 horas para almoço) e domingo das 9h às 12h
  • Carga horária: 108 horas
  • Além dos encontros mensais, o aluno poderá praticar na escola uma vez por semana sob supervisão direta
  • Atenção: o números de vagas é limitado. Os grupos são reduzidos  para garantir o compartilhamento eficaz de conhecimentos e aprendizados. Ao final do curso, o formando está apto a ministrar aulas regulares Hatha Yoga, visando a segurança e o conforto dos alunos  

# Público-alvo: todos que desejam aprofundar-se nos conceitos e práticas do Haṭha Yoga e também para aqueles que pretendem dar aulas dessa técnica milenar.

# Inscrições: até 20/abril de 2019 

# Datas:

– 27 e 28 de abril de 2019
– 25 e 26 de maio de 2019
– 29 e 30 de junho de 2019
– 27 e 28 de julho de 2019
– 24 e 25 de agosto de 2019
– 28 e 29 de setembro de 2019
– 19 e 20 de outubro de 2019
– 23 e 24 de novembro de 2019
– 18 e 19 de janeiro 2020
– 15 e 16 de fevereiro de 2020
– 28 e 29 de março de 2020

# Conteúdo:

–>  Anatomia Sutil:

prāṇa, nāḍīs, cakras…

Mentalização Criativa

Técnicas:

– Āsanas – força, equilíbrio e flexibilidade;

              – prática completa, balanceamento dos àsanas: retroflexão; lateroflexão; tração; torção; antiflexão; invertida

– Kriyās – técnicas de purificação (trāṭaka, kapālabhāti, jalaneti, nauli, etc.)

– Bandhas – travas, selos  (mūlabandha, uḍḍiyāna bandha, jālāndhāra bandha,                jīhva bandha, etc.)

– Prāṇāyāmas – técnicas de respiração, sincronia com o ritmo dos movimentos.

 – Mudrās – gestos reflexológicos

– Mantras – vocalização de sons, bījas – sons-semente e a relação com os chakras

– Meditação – dhāraṇā (concentração) e dhyāna (meditação), samadhi

– Yoganidrā – relaxamento e assimilação

Conceitos básicos

  • Haṭha Yoga – conceitos e técnicas
  • História e Filosofias da Índia
  • Origens do Yoga
  • Tantra – conceitos gerais, história, Shiva/Shakti
  • As vertentes do Yoga:
  • Haṭha Yoga – corpo físico
  • Bhakti Yoga – devoção
  • Karma Yoga – ação no mundo
  • Jñāna Yoga – conhecimento filosófico
  • Laya Yoga – meditação com visualização
  • Mantra yoga – práticas relacionadas à linguagem
  • Rāja Yoga – Patanjali

# Investimento: 12 parcelas de R$ 370 [inclui uma prática semanal no Ânima Yoga]

# Equipe

Rosana Rosch – professora ministrante e coordenadora do curso

Rosana conseguiu reunir duas formações distintas que se complementam harmoniosamente: a Enfermagem e o Yoga. É Enfermeira desde 1997 e professora de yoga desde 2006. Graduou-se em enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Wenceslau Brás (Itajubá – MG), cursou pós-graduação em Obstetrícia e consultoria em amamentação pela UNASP. Trabalhou em hospitais por um longo período acumulando extensa experiência em saúde. Buscou também o conhecimento holístico e humanizado, com a formação em Naturopatia pela Humaniversidade (2001) e em massagem abhyanga (medicina tradicional indiana, ayurveda), pelo Senac (2014). A trajetória de Rosana no Yoga inicia-se com o Swásthya Yoga, vertente na qual obteve sua primeira formação como professora (2006) e, num segundo momento, cursou a formação em Haṭha Yoga, com o Prof. Gerson d’Addio (2011), com quem teve a oportunidade de participar de uma viagem à Índia, onde assistiu aulas e cursos no centro Kaivalyadhama e participou da conferência de Yoga no Lonavla Yoga Institute (2012). As aulas sintetizam o conhecimento adquirido nas duas formações principais, indo do visível ao invisível por meio da compreensão de que o corpo deve sempre ser levado em consideração no processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Na conciliação entre Obstetrícia e Yoga, construiu um repertório bem fundamentado de práticas destinadas às gestantes. Nesta via, vem organizando um conjunto de orientações a serem ensinadas aos professores de yoga que desejam especializar-se em aulas para gestantes.
Em 2014, fundou o Ânima Yoga, quando se desligou do trabalho nos hospitais e passou a dedicar-se exclusivamente às aulas de yoga e formação de novos instrutores. Promove, desde então, retiros, cursos com foco em técnicas especÍficas do hatha-yoga e atividades afins.

:: Professores convidados:

João Carlos B. Gonçalves: professor de sânscrito, filosofias da Índia e práticas meditativas no IPS. Seu trabalho está voltado para a pesquisa e difusão do Shivaísmo da Caxemira. Doutor em Linguística pela FFLCH/USP. 


Para se inscrever, preencher o formulário abaixo.

Após enviar os dados, você receberá um e-mail com as orientações para efetivar a inscrição no curso.
Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco através do e-mail ashramurbano108@gmail.com, ou se preferir, mande mensagem para o WhatsApp 11 99909-0108.

Os campos com * são obrigatórios.

obrigada!