Sobre as aulas de yoga

As aulas de yoga ajudam a desenvolver nossas habilidades corporais e mentais. E, por trabalhar em conjunto esses dois aspectos do nosso ser, produzem uma sincronia entre a maneira como agimos e a maneira como pensamos, desenvolvendo os potenciais emocionais, intuitivos e criativos.

Numa aula prática, orienta-se o aluno a produzir determinadas posturas (conhecidas como āsanas) e a permanecer nelas, observando a respiração. Com o progresso das aulas, vai-se desenvolvendo maior capacidade de atenção e de concentração e, ao mesmo tempo, permitindo que o fluxo da respiração torne-se cada vez mais suave e espontâneo.

Fazemos também exercícios puramente respiratórios (conhecidos como prāṇāyāmas), que ajudam a desenvolver fisiologicamente uma capacidade pulmonar e, nos níveis energéticos, maior resistência e consciência dos aspectos sutis do próprio corpo. Durante esses exercícios, o aluno é orientado a manter sua atenção na atividade a que está se dedicando, de modo a aprimorar sua capacidade de contemplação.

Há, além disso, práticas conhecidas como bandhas, contrações, que consistem justamente do ativação de determinados músculos do corpo, com o intuito de desenvolver nossa consciência corporal e reorganizar certos fluxos de uma energia que é chamada de prāṇa.

Cultivamos também o relaxamento, tanto durante a execução dos exercícios mencionados, como também após a prática, para que os benefícios conquistados ao longo da aula possam tornar-se, de fato, parte da vida de cada um.